Lindo e Triste

5 04 2012

Ao circularmos pelas ruas e caminhos da freguesia de Zambujal ressalta à vista em cada canto uma intervenção esmerada e limpa.

Pelo trabalho meritório realizado não merecia esta Junta ter fim à vista previsto na Reforma Administrativa em curso.

Zambujal é uma das 4 freguesias de Condeixa candidatas à extinção (fundindo-se com outra numa nova freguesia).

Percorrendo a freguesia podemos visitar a Fonte Coberta onde é possível constatar a intervenção da Junta.  A modernização respeita o rupestre e na maioria dos casos enquadra-se  com gosto na ruralidade serrana.

A aldeia está muito bem cuidada e limpa. Em cada canto e esquina é possível conhecer um pouca da história da aldeia através das placas em azulejos  colocadas  nas esquinas das ruas, dos becos, das quelhas e das travessas. Pelas placas e paineis de azulejos ficamos a saber que por aqui passaram as Invasões Francesas e principes em peregrinação.

Painel de azulejos numa reprodução de pintura (a Fonte Coberta) desenhada em 1669 por Piere Maria Baldi que acompanhava o príncipe Cosme de Médicis numa peregrinação a Santiago

À entrada e saída há placas de boas vindas.

Na Fonte Coberta constatamos que os nomes das ruas estão escritos em 3 línguas: português, inglês e francês.

A justificação é simples. Por aqui passa o Caminho de Santiago (deu nome à rua principal do lugar) e nele circulam ao longo do ano muitos peregrinos estrangeiros, a maioria com destino a norte – Santiago de Compostela.

? Caminho de Santiago - Way of St. James - Chemin de St-Jacques

À saída para  Condeixa o Caminho de Santiago larga o alcatrão e ao longo da margem esquerda do Rio dos Mouros chega a Conímbriga depois de passar pela pequena aldeia do Poço das Casas, enquanto a estrada atravessa uma Ponte Filipina construída em 1636-1637 para superar as cheias de inverno e hoje ainda de passagem obrigatória por ser a única naquele sítio.

Por isso  são disponibilizadas aos visitantes indicações turisticas para os que entram e agradecimentos aos que saem. É lindo e cortês!

Fonte Coberta (Condeixa) - interessante mas com dúvidas na tradução

Aqui o caminho segue à esquerda ao longo do rio dos Mouro até ao Poço das Casas

Recepção aos peregrinos e visitantes à entrada nascente da Fonte Coberta

Se a Reforma Administrativa se fundamentasse no trabalho e mérito das Juntas, a Freguesia de Zambujal continuaria a existir e seria um exemplo a seguir por outras freguesias e autarcas.

Não resisti ao artigo de Manuela Degerine no blog http://estrolabio.blogs.sapo.pt/tag/fonte+coberta do qual retirei o extracto que transcrevo:

“Eu, em Portugal, de Lisboa a Condeixa, passei por uma única terra que compreendeu o interesse desta posição estratégica e investiu de maneira inteligente no Caminho de Santiago: em sinalização, em placas, no aspecto atractivo da terra. Uma autarquia inteligente – parece haver tão poucas. Situa-se entre o Rabaçal e Condeixa; chama-se Fonte Coberta.” 

Nesta corrida pela modernização circula em contra-mão  a Câmara Municipal ao autorizar a construção de projectos de arquitectura de muito mau gosto para o local.  A aberração de cores e formas agridem a paisagem chocando com as tonalidades e formas redondas da serra recortada no horizonte. Estejam mais atentos senhores arquitectos! Respeitem a Natureza.

Certamente que se agradece tudo isto exclusivamente ao Sr Presidente da Junta, Dr. Fernando Abreu, e ao gosto pela História que lhe adveio acrescido pela formação académica.

É um castigo injusto para quem teve tanto trabalho em dinamizar o Zambujal e um fim triste para a freguesia.

Contrasta pois a freguesia de Zambujal pela positiva com o desleixo e destruição a que algumas freguesias de Condeixa estão sujeitas.


Ações

Information

Uma resposta

18 09 2020
Fernando Manuel Carreira e Abreu

Ainda hoje, dia 18 de Setembro de 2020, continuo a rever-me na obra que os meus executivos, da Junta de Freguesia, executaram durante 3 mandatos(202-203), dando às Terras do Zambujal fama e proveito inter(nacional). É necessário encarar uma terra com despojamento, sem interesses de ordem pessoal ou de amigos, defendendo o seu bem estar, a sua cultura e História, mesmo quando isso é cansativo e temos que enfrentar a soberba e a ignorância.

Deixe um comentário